Capacitação de Comercialização para Cooperativas

O projecto Capacitação de Comercialização para Cooperativas é dos projecto em curso, iniciado em Dezembro de 2022 onde a Kepya actua como prestador de serviços de consultoria e assistência técnica à ADRA. O mesmo é um projecto agrícola piloto para comercialização de produtos agrícola. Sete cooperativas de produtores na província de Benguela (Municípios da Ganda, Cubal e Canjala) participaram deste projecto.

Tem como principais Stakeholders: ADRA, PNUD, INAPEM e KEPYA.

As cooperativas que beneficiaram deste projecto recebem apoios da ADRA e do INAPEM. Estas duas entidades providenciaram à Kepya apoio logístico e de organização para que as condições ideais estivessem criadas e as sessões de formação fossem ministradas.

Objectivos principais deste projecto

Sessões de treinamento sobre comercialização para cooperativas onde foi possível transmitir conteúdos relacionados à importância da pesagem de produtos agrícolas utilizando balanças bem como o registo sistemático dos custos de produção e outros custos envolvidos no processo de comercialização, munir os produtores de ferramentas simples e práticas de apuramento real de margens, buscando assim ajuda-los a perceber quando um negócio é rentável e quando não é;

Ao longo da formação, foram utilizados utensílios convencionais utilizados pelos produtores e pelo mercado informal que são usados como referência de peso/medida (tais como: caneca, baixa, saco de ráfia). Os produtores puderam visualizar qual o peso real dos seus produtos mediante a pesagem realizada com 3 tipos de balanças diferentes.

Mapeamento das produções em curso bem como os potenciais pontos de escoamento de produtos agrícolas, tanto para o mercado formal como para o informal, buscando identificar que mercados são viáveis e quais deverão ser evitados devido a potenciais constrangimentos como: custos de transporte elevados até ao potencial consumidor, preço de referência do consumidor inviabilizar a venda por estar abaixo da margem mínima necessária para que os produtores/cooperativas rentabilizem as suas produções.

Triagem dos produtos agrícolas por qualidade, cor, tamanho permitindo aos agricultores conseguirem posicionar-se melhor para escoar parte das suas produções para o mercado formal e assim obter maiores ganhos.

As sessões de formação foram bem recebidas pelas cooperativas. Foi possível através das mesmas reforçar a importância do registo de informações ao longo do tempo e das pesquisas de mercado. Algumas destas cooperativas já haviam recebido treinamentos prévios por parte das entidades que lhes prestam apoio, o que em certa medida ajudou na compreensão das informações transmitidas ao longo das sessões de formação.

Projectos como este são de extrema importância para ajudar as cooperativas e produtores a posicionarem-se melhor no mercado, buscando aumentar as suas rentabilidades, quebrando o ciclo da pobreza e tornando a vida no campo mais sustentável visando reduzir o êxodo rural.