Centros de Serviços Agrícolas – CSAs

Em 2021, a Kepya iniciou uma parceria com o projecto MOSAP II e o IDA no sentido de maximizar a utilização de armazéns construídos no âmbito do projecto MOSAP II nas províncias de Malanje, Huambo e Bié.

Fruto desta parceria, a Kepya passou a operar CSAS com os seguintes objectivos:

Até ao momento estão abertas 3 lojas nas localidades do KUIMA, EKUNHA (província do Huambo) e Cota (província de Malanje)

Ainda em 2023, está prevista a abertura de uma quarta loja na localidade do LUQUEMBO (província de Malanje), no âmbito de um projecto com a JICA (Agência Internacional de cooperação Angola – Japão), onde além do que já é feito nos outros CSAs se iniciará com a prestação de serviços de mecanização (aluguer de tractores e ceifeiras).

Na região do KUIMA, a Kepya iniciou em 2023 uma experiência de vendas à crédito de alguns produtos aos produtores, iniciativa que tem sido muito bem recebida pelas cooperativas ao redor desse CSA com uma taxa de cumprimento de pagamento de prestações dentro do prazo considerada boa. Com esta experiência, buscamos dar aos produtores a possibilidade de adquirirem o que precisam sem o constrangimento de não terem o dinheiro total no momento, permitindo-os seguirem com as suas produções com maior facilidade.

Parceiros presentes nos CSAS

Nesse mesmo CSA, está em curso desde o mês de Março, um projecto piloto de micro-créditos à produtores proporcionado por banco parceiro, em que a Kepya actua na divulgação do programa de micro-créditos, identifica os produtores organiza os produtores elegíveis ao crédito mediante recomendações dos sobas e presidentes das cooperativas, ajuda-os no registo de informações importantes para o banco e fornece os insumos e produtos aos produtores relativos ao crédito que receberam/receberão.

Mediante um acordo de parceira com a AKI, tem sido possível aos produtores terem acesso facilitado a serviços de pagamento a entidades como Unitel (para compra de recargas e planos de saldos), DSTV e ou ZAP. O serviço mais procurado tem sido o de recargas mas